terça-feira, 19 de maio de 2015

A TERRA DE DÃ CONTINÚA LIDERANDO A CORRIDA DO MICROCHIP



 


DINAMARCA = DAN-MARK = TERRA DE DÃ


Dinamarca a ponto de eliminar o dinheiro vivo


   Dinamarca está a cada vez mais perto de converter-se na primeira sociedade sem dinheiro vivo no mundo, já que o governo propõe que os varejistas já não devem estar obrigados a aceitar pagamentos em dinheiro vivo.




   O governo dinamarquês tem dito que a partir do próximo ano de 2016, os negócios tais como lojas de roupa, restaurantes e estações de serviço já não estarão legalmente obrigados a aceitar pagamentos em dinheiro vivo.

   A proposta faz parte de um pacote de medidas de crescimento econômico, cujo suposto objetivo é reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas dinamarquesas.

   Apesar de que parece uma medida drástica, os dinamarqueses já quase não usam dinheiro em metálico.

   Quase um terço da população utiliza uma aplicação oficial do Danske Bank chamada MobilePay, que liga o telefone móvel com os telefones de outros usuários ou com um sensor nas caixas, o que permite confirmar os pagamentos com um simples clique na tela do smartphone.





   Tecnologias similares como PAYM estão disponíveis no Reino Unido, enquanto Google Wallet converte o telefone em um cartão sem contato.

   Os países nórdicos de Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia são líderes mundiais nos pagamentos sem efetivo – os pagamentos em numerário, inclusive para os mais pequenos objetos, como balas ou chicletes.

Muita gente aplaudirá a chegada destas tecnologias que logo nos converterão em autênticos escravos, pois nossos próprios bancos e governos poderão bloquear com um simples clique o acesso nosso dinheiro eletrônico e já que não teremos outra maneira de ter dinheiro, terão um controle absoluto de nossas vidas.


   Recordemos que dois anos atrás a Dinamarca já tinha implementado as primeiras pulseras de microchip:









    São conhecidas como pulseras NFC e incorporam um chip multifuncional que, neste caso, serve para realizar todo tipo de pagamentos no Smukfest, um conhecido festival de música que se celebra na cidade dinamarquesa de Skanderborg.

   Uma terceira parte dos 50.000 visitantes já têm optado por este sistema mais rápido e menos arriscado que a clássica carteira carregada de cartões de crédito e dinheiro em metálico. E ademais não precisa ser recarregado, porque está diretamente ligado com nossa conta bancária. (O que fará que um simples "clique" nos desligue do sistema, chegado o caso).

   Betina Lykke Andersen é assistente de contabilidade do Smukfest: “Após umas quantas copas, e em plena festa, tiramosmuitas coisas de nossos bolsos, e é fácil perder o dinheiro. Deste modo, você tem o dinheiro em seu pulsera e sabe onde está”.


   Muitos telefones inteligentes já trazem incorporados estes chips multifuncionales e mais de mil supermercados dinamarqueses se preparam para arrancar com o novo sistema, que poupará filas, trabalho, e contentará aos impacientes para os que a "cada segundo é ouro".



NFC - O que é?





   Ainda que a tecnologia NFC não é uma novidade (em 2003 foi aprovada como regular ISO/IEC), pois já por 2008 se começaram a ver os primeiros periféricos que faziam uso da tecnologia combinada com o Bluetooth, é agora quando a mesma está em boca de todos.


   E o que é isso da tecnologia NFC? Para que serve? 

   NFC, Near Field Communication, é uma tecnologia de comunicação mediante ondas de rádio de curto alcance entre dispositivos eletrônicos, que funciona na banda dos 13.56 MHz (nessa banda não é necessário ter licencia para a usá-la) e que deriva das etiquetas RFID das que com certeza você já ouviu falar, pois estão presentes em abonos de de transporte ou inclusive sistemas de segurança de lojas físicas.

  Ainda que é conhecida porque alguns smartphones a têm, também há outros aparelhos que a usam.  

   NFC é uma plataforma aberta pensada desde o início para telefones e dispositivos móveis. Sua taxa de transferência pode atingir os 424 kbit/s pelo que seu enfoque, mais que para a transmissão de grandes quantidades de dados, é para comunicação instantânea, isto é, identificação e validação de equipes/pessoas

O princípio é o mesmo que o de um código de barras...

TEMOS SIDO ETIQUETADOS (e em breve seremos microchipados)




   Seu ponto forte é a velocidade de comunicação, que é quase instantânea sem necessidade de emparejamiento prévio. Como contrapartida, o alcance da tecnologia NFC é muito reduzido, pois move-se como máximo em uma faixa de 20 cm. A seu favor também joga que seu uso é transparente aos usuários e que as equipes com tecnologia NFC são capazes de enviar e receber informação ao mesmo tempo (por enquanto, meninos... por enquanto).



A tecnologia NFC pode funcionar em dois modos:

  • Ativo, em que ambos equipes com chip NFC geram um campo electromagnético e trocam dados.
  • Passivo, no que só há um dispositivo ativo e o outro aproveita esse campo para trocar a informação.



Segurança da tecnología NFC





   Dado que estamos ante uma comunicação por radiofrequência, a leitura de nossa transmissão (falhas na segurança) é uma possibilidade que existe sempre. No caso da tecnologia NFC conta-se com a vantagem da pouca distância à que a mesma opera, mas não pode ser descartado a cópia dos códigos de nosso chip para um uso fraudulento. Além do mais, não só a possibilidade de roubar nossos dados está presente, mas a modificação ou inserção de erros na mesma também existe.


   De modo que a segurança virá da mão das que adotem as transações dessas comunicações, como pode ser a SSL. Como este método AINDA É PASIBLE DE SER "HACKEADO", EM BREVE RECOMENDARÃO O MICROCHIP COMO A ALTERNATIVA PERFEITA. Eles vão passo a passo, mas não correm... VOAM.







Usos da tecnología NFC

   A premisa básica à que se acolhe o uso da tecnologia NFC é aquela situação na que é necessário um intercâmbio de dados de forma inalámbrica. O usos que mais futuro têm são a identificação, a recolhida e intercâmbio de informação e sobretudo, o pagamento.

  • Identificação: o acesso a lugares onde é precisa uma identificação poderia ser feito simplesmente acercando nosso telefone móvel ou cartão com chip NFC a um dispositivo de leitura. Os abonos de ônibus são um exemplo muito válido.
  • Colheita/intercâmbio de dados: Google é o principal protagonista deste uso, pois em combinação com as etiquetas RFID, utilidades como marcar onde estamos, receber informação de um evento ou estabelecimento são imediatas.
  • Pagamento com o telefone móvel: sem dúvida alguma é a estrela dos usos do NFC. A comodidade de uso e que a despesa possa estar sócio a nossa fatura ou uma conta de banco são armas muito poderosas e esta tecnologia está caminho de ser o método de pagamento do futuro






FONTES:





...........................................................................................................
Publicado por: Anunciadora de Sião
SÍGUENOS EN EL FACEBOOK: DESPIERTA TÚ QUE DUERMES
JUNTE-SE A NÓS NO FACEBOOK: DESPERTA, Ó TU QUE DORMES
PARTICIPA DE NUESTRO GRUPO EN FACE: CON LOS 2 OJOS BIEN ABIERTOS
PARTICIPA DE NUESTRA COMUNIDAD EN GOOGLE+: CON LOS 2 OJOS BIEN ABIERTOS
..........................................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.